CASAMENTO: AS CURIOSIDADES DO GRANDE DIA
- Andreza Tavares
- 24 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

Quando se fala em noiva, muitas coisas vem em mente, como o vestido branco, alianças, daminhas e noivinhos. Mas vamos falar de curiosidades? Será que as pessoas realmente sabem o início de toda essa cultura histórica que abrange tantas coisas nessa única palavra: casamento? Antigamente, a noiva percorria o trajeto a pé, até a igreja ao lado de muitas pessoas, e assim juntando flores e ervas, como temperos e tudo quanto recebia e ganhava nesse percurso, uma tradição que fazia parte da regra das noivas daquela época.
Interessante, não? As ervas eram para impedir todo e qualquer mal, e as flores tinha sua representação na fertilidade da mulher, que logo depois foi adaptada para serem jogadas como buquê, onde seria ali repassado para outras mulheres toda positividade, e sorte de forma compartilhada, depois de jogar o buquê, todas iriam conferir qual seria a felizarda que se casaria em breve.
Confira abaixo uma galeria com trajes antigos:
O uso do véu e grinalda seria para a proteção do mau olhado das outras mulheres, e impedindo a cobiça de homens ou pretendentes que viesse a existir na cerimônia matrimonial, costume muito utilizado na Grécia antiga. E para outros já representava a transição da vida de solteira para a vida de casada. Vestido branco? Porque essa cor como regra? Surgiu com a rainha Victoria, da Grã-Bretanha, no ano de 1840, que foi a primeira nobre a se casar por amor verdadeiro. Casou-se com seu primo, e quebrou algumas regras, além de uma rainha não poder ser pedida em casamento, usou em seu véu flores de laranjeira, e não usou sua coroa.
Corajosa demais ela né? A chuva de arroz era tido como simbolo de fertilidade e prosperidade para os noivos, isto surgiu na China, há mais de quarto mil anos. Será que é por isto que se vê tanto arroz sobre os noivos nas festas atuais? Vai que cola! Essas mudanças que ocorreram, e algumas das tradições que permanececem, dá um sentido diferente para o matrimônio, o que será que virá pelos próximos anos? Acho que muito coisa está por vir, e será adaptada aos nossos dias atuais. Inovação, surpresa e inspiração não pode faltar heim!